Patient with febrile neutropenia: A specialized intervention – Integrative literature review

Autores:
Cristina Santos, Ana Sabrina Sousa

DOI: https://doi.org/10.31877/on.2021.42.03

Resumo:
Neutropenia Febril é considerada uma das complicações mais frequentes no doente oncológico tratado com Quimioterapia, conduzindo a complicações graves. Este trabalho tem como objetivo identificar as intervenções de enfermagem autónomas e interdependentes promotoras da prevenção do choque sético no doente oncológico submetido a Quimioterapia com Neutropenia Febril.
Para tal, foi realizada uma revisão integrativa da literatura, nas bases de dados CINAHL Complete, MEDLINE Complete, Nursing & Allied Health Collection: Comprehensive Cochrane Central Register of Controlled Trials, Cochrane Database of Systematic Reviews, Cochrane Methodology Register Library, Information Science & Technology Abstracts e MedicLatina, tendo sido selecionados nove artigos que preenchiam os critérios de pesquisa. Os resultados encontrados permitem identificar as intervenções de enfermagem implicadas no cuidado ao doente oncológico submetido a tratamento de Quimioterapia com Neutropenia Febril preventivas do choque sético. Estas foram agrupadas em oito unidades de análise de Intervenções de Enfermagem, sendo as de maior prevalência nos estudos analisados o Cumprimento de protocolos/ Guidelines de atuação e a Educação para a saúde. Foram ainda agrupadas em autónomas e interdependentes segundo o REPE de forma a responder à questão de investigação.

Palavras-Chave: Enfermagem Oncológica; Febre; Neutropenia Febril; Neutropenia Febril Induzida por Quimioterapia; Tratamento Farmacológico.

 

Verifique o abstract completo aqui.

Verifique a bibliografia aqui.

Obtenha este artigo

Pode obter este artigo gratuitamente clicando aqui.